A cena parece improvável — e não deve mesmo acontecer — mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado a comparecer a uma praça da pequena Rio Pardo de Minas, para debater a mineração no entorno da cidade, bem como a criação de uma unidade de conservação. O convite a Lula, também enviado a nomes como o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o governador Romeu Zema (Novo), partiu do deputado estadual Gil Pereira (PSD). É ele o organizador da audiência pública na cidade norte-mineira.
O debate, marcado para o próximodia 30, vai ocorrer no âmbito da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa (ALMG). Além das autoridades estaduais e nacionais, Gil também solicitou a presença de líderes locais como o prefeito de Verdelândia, Wilton Madureira (PT).
A iniciativa de Gil Pereira não é comum no Poder Legislativo. Via de regra, parlamentares convidam para audiências públicas representantes do Executivo, tanto da União quanto dos governos estaduais, mas não o presidente da República e os governadores dos seus respectivos estados, por exemplo.
A O Fator, a assessoria de imprensa de Gil informou que o convite a autoridades como o presidente Lula e o governador Zema atende a uma demanda apresentada por prefeitos e lideranças políticas da região, diante da abrangência do tema que será tratado na audiência.
A nominata de convidados tem, também, nomes como o vice de Zema, Mateus Simões (Novo), os senadores Rodrigo Pacheco (PSD), Carlos Viana (Podemos) e Cleitinho Azevedo (Republicanos), deputados federais como Aécio Neves (PSDB) e Paulo Guedes (PT), além dos ministros Alexandre Silveira (PSD), de Minas e Energia, Marina Silva (Rede), do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Renan Calheiros Filho (MDB), dos Transportes.