O governador Romeu Zema (Novo) escolheu o advogado Luís Eduardo Pifano para ocupar a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional. A informação foi confirmada a O Fator por interlocutores próximos ao governo.
A escolha foi feita na tarde desta terça-feira (27), durante reunião online com outros membros da alta cúpula do governo, incluindo o vice-governador Mateus Simões (Novo), que assinará a decisão por conta da viagem de Zema a El Salvador.
A lista tríplice que chegou até Zema definida em votação interna entre os desembargadores da Corte na última segunda-feira (26) contava, além de Pifano, com os advogados Hermes Guerrero e Fábio Silveira.
Segundo apuração da reportagem, a escolha de Pifano foi influenciada por sua relação com interlocutores próximos ao governador e com a TV Record. O advogado mantém laços com a emissora, que atualmente abriga o secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro, em um quadro televisivo desde abril deste ano. A proximidade com a Record e o trânsito junto a atores políticos relevantes do entorno de Zema pesaram na decisão.
A vaga no TJMG ficou aberta após a aposentadoria do desembargador Moacyr Lobato, em 2024.