Líder de ranking nacional, Minas produziu 20 milhões de toneladas de cimento em 2024

Desempenho do estado ajuda a entender predominância da Região Sudeste nos números da indústria cimenteira nacional
Minas Gerais é carro-chefe da indústria nacional de cimento.
Minas Gerais é carro-chefe da indústria nacional de cimento. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Minas Gerais liderou a produção brasileira de cimento no ano passado. As unidades fabris instaladas no estado geraram 20 milhões de toneladas do insumo, segundo levantamento encaminhado a O Fator nesta terça-feira (27) pelo Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC). Conforme o estudo, cerca de metade da produção mineira de cimento foi vendida a outros estados.

A liderança de Minas é parte de um cenário altamente favorável para o Sudeste no setor cimenteiro. Em 2024, os quatro estados da região comercializaram, juntos, 29,7 milhões de toneladas do insumo. O desempenho das unidades federativas do Sudeste ajudou o país a terminar 2024 com alta de 3,9% nas vendas de cimento.

Apenas nos quatro primeiros meses de 2025, os estados do Sudeste comercializaram cerca de 9,5 milhões de toneladas de cimento. O número representa alta de 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ainda segundo a SNIC, Minas tem 15 fábricas de cimento. Treze delas são integradas e duas atuam na trituração das matérias-primas que dão origem ao insumo. Conforme o sindicato, cerca de 25 mil pessoas trabalham no setor no estado.

Representantes do setor cimenteiro de Minas, aliás, se preparam para viajar a São Paulo (SP) a fim de participar, entre 30 de junho e 2 de julho, do Congresso Brasileiro do Cimento e da ExpoCimento. Os eventos vão tratar, por exemplo, do papel da indústria cimenteira rumo à transição energética e à descarbonização.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Mais jogos que em 2014 e seleções hospedadas no interior: o plano de Minas para a Copa do Mundo Feminina

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse