As articulações em andamento para levar o deputado estadual Ricardo Campos a apoiar a candidatura da vice-presidente da Assembleia, Leninha Alves, para a presidência do PT em Minas causaram um racha no grupo que originalmente construiu a candidatura de Campos.
Enquanto o deputado federal Paulo Guedes sinaliza apoiar a chapa liderada por Leninha, o “Movimento PT”, corrente integrada pelo vereador de BH Pedro Rousseff, pelo ex-deputado Virgílio Guimarães e pelo candidato a presidente nacional do partido, Romênio Pereira, vai anunciar nesta sexta-feira (30) apoio à candidatura da deputada federal Dandara Tonantzin ao comando do diretório estadual.
O anúncio será feito no escritório do deputado federal Reginaldo Lopes em Belo Horizonte.
Romênio, Pedro Rousseff e Virgílio Guimarães vinham atuando internamente ao lado de Paulo Guedes. O grupo mantinha uma postura de independência em relação às candidaturas de Dandara e Leninha. Nos últimos dias, entretanto, uma articulação em Brasília (DF) causou o “racha”.
Como O Fator mostrou nessa quinta-feira (29), as negociações pelo apoio dos deputados Paulo Guedes e Ricardo Campos à candidatura de Leninha tiveram participação da secretária nacional de Planejamento e Finanças do partido, Gleide Andrade.
O acordo envolve a indicação de um nome escolhido por Guedes para o comando da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na região Norte do estado.
O atual superintendente da Codevasf no Norte de Minas é Marco Antônio Câmara, indicado pelo senador Carlos Viana (Podemos). O favorito a sucedê-lo em caso de sucesso na articulação é Antônio Romeu Pereira Souto Filho, que hoje comanda a unidade da companhia em Belo Horizonte
As eleições internas do PT estão marcadas para 6 de julho. Além de Ricardo Campos, Dandara e Leninha, registraram candidaturas à presidência do PT mineiro o professor de História Juanito Vieira e o advogado Esdras Queiroz