A presidente nacional do PT e ministra-chefe da secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann (PT-PR), visitou a liderança do partido na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (30). Segundo apurou O Fator, a orientação da presidente aos parlamentares petistas presentes ao encontro foi para não “abrir a guarda” às lideranças do Centrão.
A ideia do governo é segurar as emendas parlamentares dos deputados do deputados do Centrão até que as bancadas das legendas que formam o grupo cumpram os acordos firmados com o Planalto e apoiem a aprovação de projetos enviados ao Congresso Nacional pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na semana passada, com apoio maciço de parlamentares do Centrão, Câmara dos Deputados e Senado Federal derrubaram decretos de Lula que pretendiam aumentar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
As articulações para a derrubada dos decretos foram lideradas pelos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), eleitos em fevereiro de 2025 com o apoio da bancada petista nas duas Casas.