O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), anunciou neste fim de semana duas movimentações envolvendo ex-vereadores. Nessa sexta-feira (11), o chefe do Executivo municipal tornou sem efeito a nomeação do ex-vereador Ramon Bibiano (Republicanos). Bibiano havia sido nomeado no dia 2 de julho para atuar na secretaria municipal de Relações Institucionais.
Já o também ex-vereador Célio Frois, primeiro suplente do PV nas eleições de 2024, teve homologada neste sábado (12) sua designação para compor o Conselho Fiscal da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB). Segundo apurou O Fator, a função é remunerada.
Procurado pela reportagem, Ramon Bibiano afirmou que solicitou o seu desligamento da estrutura municipal em razão de ter aceito um convite do vereador Cleiton Xavier (MDB) para trabalhar em sua equipe. Também atua no gabinete de Xavier o ex-vereador Jorge Santos (Republicanos).
Conforme publicou O Fator, Jorge Santos foi nomeado na Prefeitura de Belo Horizonte em 22 de fevereiro. Um mês depois, em 22 de março, foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) a exoneração do ex-vereador e a nomeação de sua namorada, Milena Nobre, para o mesmo cargo do qual Jorge Santos foi desligado.
Já Célio Frois informou que sua nomeação é resultado de uma articulação do PV. Os verdes ocupam também a presidência da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, através do presidente municipal do partido, Gelson Leite.
A reportagem questionou a Prefeitura de Belo Horizonte sobre a remuneração para o cargo assumido por Célio Frois, mas até o momento não houve manifestação. O espaço segue aberto.