Associação dos Juízes Federais adere à reação contra críticas de Trump ao Judiciário brasileiro

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Barroso também condenou declarações do líder norte-americano
donald trump
Na última semana, Trump criticou publicamente a Justiça do Brasil. Foto: Joyce N. Boghosian/Casa Branca

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) incluiu-se na lista de entidades ligadas à magistratura que reagiram aos ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à Justiça Brasileira.

“A Ajufe manifesta veemente repúdio às recentes declarações e iniciativas de autoridades dos Estados Unidos da América que afrontam a soberania nacional e buscam deslegitimar o sistema de Justiça brasileiro, em especial a atuação do Supremo Tribunal Federal e das instituições responsáveis pela persecução penal”, diz um trecho de nota publicada nessa quarta-feira (16).

Na última semana, Trump criticou publicamente a Justiça do Brasil, em especial o Supremo Tribunal Federal (STF), alegando uma suposta “caça às bruxas” contra o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), que é réu por tentativa de golpe de Estado.

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, em carta divulgada no dia 13 de julho, afirmou que que a tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos ao Brasil teve como fundamento uma “compreensão imprecisa dos fatos” e que “no Brasil de hoje, não se persegue ninguém”.

A nota da Ajufe termina afirmando que “a magistratura federal permanecerá vigilante na defesa da soberania, da legalidade e da independência das instituições, valores essenciais e inegociáveis em qualquer democracia”.

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse