A alfinetada de Jorge Messias a Romeu Zema durante evento no TCE de Minas

Advogado-Geral da União está em Belo Horizonte para lançar livro em que é co-autor ao lado de juristas mineiros
Jorge Messias participou do evento na manhã desta terça-feira (9). Foto: AGU

O advogado-geral da União, Jorge Messias, fez uma referência indireta e alfinetou o governador Romeu Zema (Novo) na manhã desta terça-feira (9), durante o encerramento da programação especial pelos 90 anos do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), em Belo Horizonte. Ao concluir sua fala, Messias afirmou que “Minas não é um estado beliscoso, mas amistoso”, provocando risadas e aplausos da plateia.

A declaração remeteu a uma entrevista de Zema ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na semana retrasada, em que o governador usou a expressão “pessoa beliscosa (sic)” ao se referir a si próprio, confundindo a palavra “belicoso”.

A fala de Messias aconteceu na abertura do lançamento do livro “Encruzilhadas: Tecno-oligarquias, democracia e ameaça ambiental”, obra de sua coautoria com a ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Dias de Moura Ribeiro, e o presidente do TCE-MG, Durval Ângelo.

O livro aborda a concentração de poder econômico, político e tecnológico após a revolução digital, as transformações provocadas pela Inteligência Artificial Generativa (IAGen) e os impactos desses fenômenos sobre a democracia e o meio ambiente. Os autores analisam, a partir de perspectivas do Direito e da gestão pública, os efeitos sobre a governança, os riscos à soberania dos Estados e os desafios impostos à atuação dos órgãos de controle.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse