Senado aprova licença de táxi como herança

Em março de 2021, STF derrubou trechos da lei que permitia essa transmissão
Táxis no Rio de Janeiro em 2021
Táxi como herança? Senado envia bola para a Câmara. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A CCJ do Senado aprovou na manhã desta quarta (1º), em turno suplementar, projeto de lei que autoriza a transferência da licença de táxi como herança.

A votação foi 17 x 0.

Em março de 2021 o STF derrubou trechos da Lei de Mobilidade Urbana, de 2012, que permitiam a livre comercialização de autorizações de táxi e a sua transferência aos herdeiros do taxista, em caso de falecimento. A votação foi por 7 x 4. A ação foi proposta por Rodrigo Janot quando era PGR.

Para o relator do caso, Luiz Fux, a transmissão da licença por herança é um tratamento preferencial.

“Em se tratando de exploração de atividade econômica de interesse público cuja execução não é acessível a toda a população, o tratamento preferencial conferido aos herdeiros dos taxistas implica em restringir ainda mais a entrada dos demais interessados no mercado”, votou Fux.

A proposta aprovada hoje é do senador Weverton (PDT-MA), com parecer favorável do líder do governo Lula no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP).

Randolfe acolheu emenda de Carlos Portinho (PL-RJ), que determina: “[e]m caso de falecimento do outorgado, o cônjuge, o companheiro ou os filhos sobreviventes poderá (sic) requerer, no prazo de até 1 (um) ano contado do óbito, a cessão da outorga em seu favor, desde que atendidos os requisitos legais, ou indicar terceiro que os atenda”.

O projeto já tinha sido aprovado na Comissão de Infraestrutura e foi votado agora de forma terminativa, ou seja, segue direto para a Câmara, sem passar pelo plenário do Senado.

Leia mais:

Novo ‘PL do Uber’ limita comissão a 30%

O novo carro elétrico apto a compor a frota de táxis de BH

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse