A campanha para escolha da nova diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG) começou na quinta-feira (9). A eleição acontecerá de forma virtual no dia 12 de novembro, com participação de cerca de 35 mil farmacêuticos aptos a votar no estado.
Duas chapas se inscreveram na disputa com a denominação “Renova CRF”. A Chapa 1, registrada primeiro, tem Amanda Fonseca como candidata à presidência. A Chapa 2 é liderada por Fabiana Silveira e conta com apoio da conselheira federal Júnia Medeiros.
O registro posterior da segunda chapa com nome idêntico gerou questionamentos da Chapa 1 sobre a coincidência na escolha da denominação.
Perfis das candidaturas
Cada chapa deve apresentar 11 integrantes para os cargos em disputa.
A Chapa 1 apresenta renovação de quase 80% em sua composição. Os profissionais que integram a lista nunca ocuparam cargos na gestão do CRF/MG. Todos os candidatos à diretoria concorrem pela primeira vez a cargo eletivo na instituição.
Entre os integrantes com experiência no conselho estão a diretora secretária-geral Daniela Vieira, que concorre ao cargo de conselheira, a conselheira Ludmila Bernardi, que busca reeleição, e o delegado regional Fernando Messias, candidato ao conselho.
A Chapa 2 conta com 27,28% de integrantes que nunca exerceram funções no CRF, o que significa que mais de 70% da chapa já atua na instituição. A candidata à presidência Fabiana Silveira, o vice Rondinelle Pereira e a tesoureira Stael Costa ocupam cargos no conselho atual. As conselheiras Juliana Carvalho Martins e Cleide Magaly também fazem parte da atual gestão.
Outros candidatos da Chapa 2, como Jonas Rodrigues, Jeice Ignacio e Silvânia Ramalho, exercem funções em comissões e coordenações da gestão em exercício.
A eleição definirá a nova diretoria que comandará o CRF-MG pelos próximos anos, responsável pela fiscalização e regulamentação da atividade farmacêutica no estado.