Como será a primeira agenda do ministro Boulos em BH

Deputado federal licenciado escolheu Minas Gerais para seu primeiro compromisso após posse no ministério em 29 de outubro
boulos
Posse do ministro, em 29 de outubro, foi acompanhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Ricardo Stuckert / PR

Uma semana após ser empossado ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (Psol) desembarcará em Belo Horizonte. O deputado federal licenciado vai participar, nesta quarta-feira (5), de um um ato organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) para marcar os 10 anos do rompimento da barragem de de Fundão, em Mariana.

Boulos será recebido por integrantes do MAB na Praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde irá discursar a manifestantes e lideranças de movimentos sociais.

Copasa

A visita do ministro a Belo Horizonte pegou de surpresa até mesmo dirigentes e parlamentares do PT mineiro. Há uma articulação em curso para que Boulos converse também com funcionários da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) contrários à privatização da empresa.

Na semana retrasada, após uma sessão que durou mais de dez horas, os deputados aprovaram em primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que elimina o referendo popular para privatizar a Copasa.

A conversa de Boulos com funcionários da estatal ocorrerá em meio a tentativas de última hora do Palácio do Planalto para brecar a venda da empresa.

Como O Fator já mostrou, a decisão do governo federal de prorrogar, até 31 de dezembro do ano que vem, o prazo para o repasse de empresas à União no âmbito do Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag), foi tomada também a partir da percepção de que seria prejudicial à gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não fazer movimentos contundentes contra a privatização.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse