Janela partidária deve redesenhar bancada mineira na Câmara em 2026

Negociações entre deputados federais antes do período oficial de troca partidária indicam mudanças em diversas siglas mineiras
Câmara dos Deputados
Janela partidária deve movimentar a bancada mineira no Legislativo.Foto: Saulo Cruz / Câmara dos Deputados

A janela para trocas de partido, em abril do ano que vem, dá sinais de que será movimentada na bancada mineira na Câmara dos Deputados. A reportagem de O Fator conversou com diversos parlamentares, que revelaram algumas das negociações que estão em andamento no Legislativo.

A principal expectativa é de que a bancada federal do PSD sofra baixas após a filiação do vice-governador de Minas Gerais e pré-candidato ao comando do estado, Mateus Simões. Como O Fator mostrou, Igor Timo tem conversado com o União Brasil. Outra possível movimentação é a saída de Stefano Aguiar rumo ao PL.

Já Luiz Fernando Faria aguarda a definição do senador Rodrigo Pacheco sobre uma eventual candidatura ao governo mineiro no próximo ano — e, principalmente, sobre qual legenda o ex-presidente do Congresso Nacional escolherá para a disputa. Nos bastidores, MDB e PSB aparecem como as opções mais prováveis, e a tendência é que Faria siga a decisão de Pacheco.

Segundo apurações, Misael Varella avalia se permanecerá no PSD. O partido, contudo, não deve registrar apenas saídas. É esperado que Weliton Prado, atualmente no Solidariedade, migre para o grupo, acompanhando seu irmão, o deputado estadual Elismar Prado, que já está na agremiação.

O Solidariedade, aliás, integra uma federação com o PRD. Esse vínculo pode levar outros nomes a deixarem a coalizão, como Zé Silva, que é correligionário de Paulinho da Força, mas tem recebido convites de outras siglas. Já Pedro Aihara, hoje licenciado, deve se desligar do PRD para ingressar no PP ou União Brasil – as duas legendas mantém uma federação.

Com cinco representantes na Câmara, o Avante também deve perder dois deputados. André Janones tem tratativas avançadas com a Rede, enquanto Greyce Elias deve fechar com o PL. No último mês, inclusive, ela se reuniu com o presidente nacional da agremiação, Valdemar Costa Neto.

Regra

A chamada janela partidária é o período previsto pela legislação eleitoral que permite aos parlamentares mudarem de partido sem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. Ela ocorre nos 30 dias que antecedem o prazo final de filiação exigido para quem pretende disputar as eleições seguintes.

Leia também:

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

A cidade mineira que terá de cobrir rombo previdenciário causado por investimento no Master

Por que Minas vai receber R$ 30 milhões de pacote federal para enfrentamento a desastres climáticos

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse