A vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, fará uma visita institucional ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) na sexta-feira, 14 de novembro de 2025. Ela será recebida pelo presidente da Corte, Durval Ângelo, conselheiros e autoridades convidadas.
Francia está no Brasil para a COP 30, em Belém (PA). Nesta quinta-feira (13), ela, Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, e Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, participaram do painel “Racismo Ambiental e Mudanças Climáticas”, na Zona Azul do evento.
Advogada e ativista, Francia Márquez é a primeira mulher negra a ocupar a vice-presidência colombiana. Ela foi eleita em 2023 na chapa do presidente Gustavo Petro, com 50,44% dos votos, prometendo reformas estruturais e igualdade social.
A visita ocorre em meio a um período de instabilidade política na Colômbia. No último mês, Petro trocou acusações públicas com Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos.
Na quarta-feira (11), o colombiano afirmou, no X (antigo Twitter), que suspenderia a cooperação com os EUA devido à operação militar coordenada por Trump contra embarcações supostamente ligadas ao narcotráfico no Caribe e no Pacífico.
No dia seguinte (13), no entanto, dois ministros do governo colombiano declararam, também no X, que a cooperação permanece.
As tensões internas também se mantêm. Em junho, segundo o jornal El País, Petro acusou a vice-presidente de se alinhar aos Estados Unidos e participar de um “complô” contra ele.