A Prefeitura de Belo Horizonte exonerou o diretor de Serviços e Contratos da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Henrique Pereira Dourado, nesta sexta-feira (14).
Ele foi denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) no início de novembro por suposta tentativa de alterar um contrato da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) para beneficiar uma empresa privada, o que, segundo o órgão, poderia gerar prejuízo de R$ 5 milhões à estatal.
A decisão tem efeito retroativo a segunda-feira (10).
Henrique Dourado foi nomeado na Prefeitura em maio de 2024 como coordenador adjunto da Regional Norte. Em setembro, foi promovido à diretoria de Serviços e Contratos da Smed.
A denúncia do MPMG diz respeito à época em que Dourado ocupava o cargo de diretor comercial da Gasmig. Ele chegou a ser afastado judicialmente durante as investigações.
A denúncia
Na denúncia, o MPMG acusa Dourado e outro ex-gerente da estatal de tentarem reduzir a quantidade diária de gás contratada por uma empresa privada e prorrogar o prazo do contrato sem oferecer compensações à companhia.
Gerentes da área jurídica e de compliance da estatal se opuseram à mudança e afirmaram terem sido pressionados por Dourado e Duarte. Após recusarem o pedido, passaram a receber ameaças anônimas, inclusive contra familiares, conforme relatado ao Ministério Público.