Antigo PMB tenta filiar Viana e oferece a presidência do partido em Minas

Partido, hoje batizado de O Democrata, está sob o comando do ex-vereador belo-horizontino Wellington Magalhães
O senador Carlos Viana
Viana chegou ao Podemos em 2023. Foto: Carlos Moura/Agência Senado

Em busca de um novo partido para disputar as eleições deste ano, o senador mineiro Carlos Viana (Podemos) tem oferta para se mudar para O Democrata, sigla que sucedeu o antigo Partido da Mulher Brasileira (PMB).

O convite, pelo que O Fator apurou, envolve a passagem da presidência estadual do partido para Viana. Integrantes da sigla estão em Brasília (DF) nesta quarta-feira (4) para tratar do tema.

A ideia de O Democrata é lançar Viana como candidato à reeleição ao Senado Federal. A interlocutores ouvidos pela reportagem, no entanto, o senador negou a possibilidade de migrar para o partido.

Atualmente, a presidência de O Democrata em Minas é ocupada pelo ex-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte Wellington Magalhães. O ex-vereador assumiu a direção do diretório estadual ainda sob o nome de PMB, em novembro do ano passado.

O mandato à frente da executiva estadual é válido até 12 de maio. Viana receberia o comando da sigla antes dessa data, a fim de conduzir o projeto de reeleição ao Senado.

Em outubro, O Fator mostrou que um dos fatores que levaram Viana a decidir deixar o Podemos é o comando do partido em Minas, hoje sob a presidência da deputada federal Nely Aquino. Ela é aliada do secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro (PP), pré-candidato ao Senado.

Há um acordo para que o Podemos integre a coalizão de Aro, o que inviabilizaria uma eventual participação eleitoral de Viana pelo partido.

Uma das siglas com as quais o parlamentar também negociava era o Republicanos, que já abriga seu filho, o deputado federal Samuel Viana (MG), e conta ainda com outro representante de Minas Gerais no Senado, Cleitinho Azevedo, que tem mais quatro anos de mandato.

Sexta mudança

Caso a mudança se concretize, esta será a sexta troca de partido de Viana desde que foi eleito, em 2018. Ele venceu a disputa pelo extinto PHS e, depois, se mudou para o PSD. Posteriormente, passou por MDB e PL. O desembarque no Podemos aconteceu em 2023.

Leia também:

Antigo PMB tenta filiar Viana e oferece a presidência do partido em Minas

Após identificar entraves, MPF instaura procedimento para apurar cotas para PCDs nos colégios militares

Sem CPI, Renan instala grupo de trabalho sobre caso do Banco Master

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse