Marcio Lacerda recusa convites para filiação e decide não disputar a eleição deste ano

Em 2018, um acordo entre as direções de PT e PSB impediu a participação do ex-prefeito na corrida pelo governo
marcio lacerda
Ex-prefeito de BH recusou convites de PSD, PV e PSB para retornar à vida pública. Foto: site Marcio Lacerda

O ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (sem partido) não disputará as eleições de 2026 e não se filiará a nenhuma legenda neste ano. Nesta segunda-feira (9), Lacerda procurou O Fator para dizer que definiu não retornar à vida pública.

Em janeiro, a reportagem mostrou que setores de PV e PSB tinham interesse em filiar o ex-prefeito com vistas à disputa do governo de Minas Gerais. Apesar das sondagens, os partidos estavam pessimistas com a possibilidade de Lacerda aceitar compor o palanque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado.

Lacerda está fora da política desde 2018. À época, o ex-prefeito estava filiado ao PSB e se preparava para disputar a corrida pelo Palácio Tiradentes, que acabou vencida por Romeu Zema (Novo). A direção nacional do partido, contudo, vetou a chapa por causa de um acordo com o PT, que pleiteava a reeleição do então governador Fernando Pimentel.

Antes de lançar sua candidatura ao governo, Lacerda foi eleito prefeito de Belo Horizonte pelo PSB em 2008 e 2012. Ele é o único a ter ocupado a chefia do Executivo municipal por oito anos ininterruptos.

Leia também:

Os motivos do incômodo de Nikolas com a montagem de chapas do PL em Minas

Nunes Marques concede habeas corpus a homem condenado por furto de duas barras de chocolate em Minas

O projeto de lei de Zema que deve entrar na pauta de votações da ALMG nas próximas semanas

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse