A articulação de Aécio que foi a ‘gota d’água’ para implodir a federação PSDB-Cidadania

Deputado mineiro interferiu na decisão do grupo no Rio de Janeiro
Aécio Neves no Plenário da Câmara
Aécio Neves mandou tucanos cariocas apoiarem candidatura do PP no Rio. Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

A decisão do diretório nacional do Cidadania em romper de vez a federação com o PSDB vinha sendo construída há meses, mas teve como “gota d’água” uma articulação eleitoral do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) no Rio de Janeiro que azedou de vez a relação entre os dois partidos.

O Fator apurou que a federação PSDB-Cidadania caminhava para apoiar a reeleição de Eduardo Paes (PSD) como prefeito do Rio, mas, próximo às convenções de definição, Aécio entrou nas conversas e mandou que os tucanos, maioria na direção da federação no Estado, apoiassem a candidatura do deputado federal Marcelo Queiroz (PP-RJ).

A entrada de Aécio na articulação deixou o presidente do Cidadania do Rio, o deputado estadual Comte Bittencourt, muito magoado.

Menos de 24 horas depois dos resultados nas urnas, Comte foi oficialmente à Executiva nacional do Cidadania para mobilizar o rompimento da federação com os tucanos.

A decisão do partido libera todos os diretórios estaduais a tomaram suas próprias decisões, sem levar em conta o que os tucanos defenderem. É um primeiro passo para uma ruptura forma, que será realizada no início de 2026 – quatro anos depois da formalização da federação, como exige a lei.

Leia também:

Deputados vão votar projeto de refinanciamento das dívidas estaduais nesta terça-feira (10)

O Propag e a ‘batalha’ por fatias do orçamento de Minas para 2025

Após 5 meses, comissão aprova relatório crítico ao acordo da Vale em Brumadinho

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse