Ministro das Relações Institucionais no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o empresário Walfrido dos Mares Guia fez uma espécie de convocação à prefeita de Contagem, Marília Campos (PT): disputar o governo de Minas Gerais em 2026. O pedido de Walfrido aconteceu no sábado (29), durante evento em Belo Horizonte que também contou com a participação do ministro da Saúde, o também petista Alexandre Padilha.
O apelo de Walfrido está relacionado às prospecções feitas por aliados de Lula rumo à disputa estadual do ano que vem. O presidente da República já defendeu publicamente a candidatura do senador Rodrigo Pacheco (PSD), ex-presidente do Congresso Nacional. Pacheco, entretanto, ainda mostra reticência quanto a uma eventual participação na disputa pelo poder Executivo mineiro.
O encontro entre Marília e Padilha aconteceu na sede da Tacom, empresa de bilhetagem eletrônica para sistemas de transporte coletivo. Walfrido, que chegou ao lado do ministro da Saúde, conversou com a prefeita no hall do elevador da empresa.
A “convocação” foi relatada por um representante comercial da empresa.
Durante o bate-papo, o empresário a saudou como a “melhor prefeita do Brasil”. Walfrido ainda disse que o campo político de Lula precisará de Marília em 2026, o que poderia alçá-la ao posto de candidata ao governo.
Apesar dos apelos, Marília tem dito a auxiliares que pretende completar o mandato como prefeita.