A reunião entre Cármen Lúcia e Marília Campos no STF

Prefeita de Contagem aproveitará agendas em Brasília (DF) para visitar a ministra da Suprema Corta
Cármen Lúcia e Marília Campos
Cármen Lúcia e Marília Campos vão se encontrar nesta terça (26). Fotos: Agência Brasil e ALMG

A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), vai aproveitar uma viagem a Brasília (DF) para se reunir com a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF). Conforme apurou O Fator, a chefe do Executivo da cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) quer conversar com a ministra sobre as regras para a divisão da fatia do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) destinada à educação. O encontro ocorrerá nesta quarta-feira (27).

Cármen Lúcia é a relatora de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) enviada ao Supremo para questionar os critérios utilizados pelo governo de Minas Gerais para dividir o ICMS da Educação. A peça foi remetida à Corte pelo PCdoB, partido  que compõe a base do governo Marília.

Desde o início do ano, grandes cidades mineiras têm criticado os critérios de divisão do ICMS da Educação e protestado contra perdas financeiras. As bases para a distribuição da verba foram sancionadas no ano passado pelo governo mineiro. Municípios como Contagem e BH protestam porque as regras não levam em conta o número de alunos matriculados nas redes locais de ensino — mas apenas indicadores ligados ao desempenho dos estudantes.

‘Romaria’ por gabinetes

Marília também conversará com deputados federais durante a passagem por Brasília, que começa já nesta terça (26). A prefeita vai bater ponto nos gabinetes de parlamentares como Luís Tibé (Avante), Aécio Neves (PSDB), Pinheirinho (PP) e Patrus Ananias (PT). O objetivo é captar emendas para o município. Nesta quarta, antes da visita a Cármen Lúcia, a petista se encontrará com outros deputados.

Segundo interlocutores da chefe do Executivo contagense, a reunião com Tibé pode culminar na entrada do Avante na base governista. O partido, que abriga o ex-prefeito Alex de Freitas, esteve na oposição no mandato iniciado em 2021.

Leia também:

BHP Brasil anuncia novo presidente

Deputados adiam votação de projeto que aumenta bancada de MG

Após calotes, governo de Minas adota nova tática para acordos de leniência

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse