O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), já entrou na campanha do deputado estadual Bruno Engler (PL) na corrida à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). No sábado (19), segundo apurou O Fator, Zema gravou vídeos ao lado de Engler. O material será usado na reta final da caça aos votos no segundo turno, agendado para domingo (27).
Zema declarou apoio a Engler na quinta-feira (17), um dia após se reunir com o parlamentar do PL e tratar de contrapartidas políticas para o apoio. A oficialização da aliança, entretanto, foi confirmada pelo governador antes mesmo de os liberais emitirem uma resposta a respeito dos pedidos do chefe do Executivo — que, ao lado de dirigentes do Novo, cobrou, por exemplo, maior adesão dos colegas de bancada de Engler a pautas enviadas pelo governo à Assembleia Legislativa.
Embora tenha gravado os vídeos de apoio a Engler, Zema não participou das agendas do candidato com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no sábado. A visita do capitão reformado a BH incluiu um almoço com correligionários e uma motocarreata que partiu da Pampulha e terminou no Centro.
No primeiro turno, cabe lembrar, Zema e o Novo apoiaram Mauro Tramonte (Republicanos), que terminou na terceira posição. Coube ao partido do governador, aliás, indicar Luísa Barreto para ser a candidata a vice na chapa.
O apoio a Engler colocou Zema em uma situação inusitada: o PSD, partido de Fuad Noman, que tenta a reeleição, compõe a base aliada ao governador no Legislativo. Quando o resultado do primeiro turno foi confirmado, Fuad chegou a ligar para Zema e para o vice, Mateus Simões (Novo). Em que pese o apoio ao PL, os pessedistas não planejam desembarcar da coalizão governista por causa disso.