O ex-prefeito Marcio Lacerda (sem partido) não pretende entrar na corrida pela sucessão do governador Romeu Zema (Novo). O Fator apurou que, nas últimas semanas, Lacerda tem respondido a dirigentes partidários que não planeja retornar para a vida pública.
Em julho do ano passado, o ex-prefeito de Belo Horizonte se encontrou com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em São Paulo, e discutiu cenários eleitorais. Já na semana retrasada, lideranças do PV mineiro articularam uma reunião para convidar Lacerda a se filiar e disputar o governo de Minas pelo partido.
O ex-prefeito também recebeu acenos de dirigentes do PSB, legenda pela qual foi eleito por duas vezes, em 2008 e 2012, para comandar a administração da capital.
Interlocutores próximos ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cogitam a possibilidade de uma conversa entre o petista e Lacerda, caso o senador Rodrigo Pacheco (PSD) mantenha sua inclinação de não participar do pleito deste ano.
Com Marcio Lacerda fora do tabuleiro eleitoral, o campo político liderado por Lula concentrará seus esforços na tentativa de convencer o ex-presidente do Congresso Nacional a concorrer ao Palácio Tiradentes. Outra possibilidade é o avanço de conversas com o presidente da Assembleia, Tadeu Leite (MDB).
Dentro do PT, as articulações mais recentes são pela pré-candidatura da reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Goulart.
A reitora afirmou a O Fator que concluirá seu segundo mandato à frente da UFMG em março, e só depois definirá seu papel nas eleições.