A ‘testemunha’ que fez Janaína Cardoso declarar voto em Juliano Lopes

Vereadora enfrenta processo na Justiça eleitoral feito por colega de partido
Caso a ação seja julgada procedente e resulte em cassação, Preto assumiria a cadeira de Janaína. Foto: Tatiana Francisca/CMBH
Caso a ação seja julgada procedente e resulte em cassação, Preto assumiria a cadeira de Janaína. Foto: Tatiana Francisca/CMBH

O apoio da vereadora Janaína Cardoso (União) à candidatura de Juliano Lopes (Podemos) a presidente da Câmara de Belo Horizonte, revelado por O Fator na noite desta sexta-feira (27), tem origem em uma disputa na Justiça eleitoral entre a parlamentar e um colega de partido – o vereador Preto (União), que não se reelegeu.

Em outubro, Preto acionou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) mineiro para contestar a eleição de Janaína Cardoso nas eleições desse ano. Segundo ele, a parlamentar teria se beneficiado da estrutura pública de um caminhão de saúde da Prefeitura de Belo Horizonte para promover ações de sua campanha.

O Fator apurou que o grupo político de Janaína Cardoso descobriu, nesta sexta, que uma das testemunhas de Preto no processo foi nomeada no gabinete do vice-prefeito eleito Álvaro Damião (União) três dias antes de Preto ingressar com a ação na Justiça eleitoral.

Na visão da vereadora e de aliados, o episódio se tratou de uma espécie de traição política, uma vez que o processo pede a cassação de mandato de Janaína. Neste cenário, Preto herdaria a cadeira da vereadora para a legislatura 2025-2028.

No vídeo em que anunciou o voto em Juliano Lopes, Janaína Cardoso disse, sem explicar muito, que “a vida é feita de surpresas, e as vezes essas surpresas são desagradáveis, mas são nesses momentos que precisamos tomar decisões”.

Leia também:

Correligionário de Juliano Lopes muda voto e anuncia apoio a Bruno Miranda

A ‘testemunha’ que fez Janaína Cardoso declarar voto em Juliano Lopes

Em meio a pressão, vereador do PV diz que manterá apoio a Juliano Lopes na Câmara de BH

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse