A ‘troca’ de secretários entre Betim e Contagem

Integrante do primeiro escalão da Prefeitura de Contagem trabalhará na cidade vizinha em 2025; o inverso também acontecerá
Em 2021, retornou ao cargo a convite de Marília Campos, para “pacificar” a controversa retomada do IPTU residencial de parte dos domicílios de Contagem, articulado em 2016 pelo então prefeito eleito, Alex de Freitas (à época PSDB e hoje no Avante

A nomeação de dois secretários, um em Betim e outro em Contagem — cidades vizinhas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) — virou uma espécie de “intercâmbio” entre o prefeito eleito de Betim, Heron Guimarães (União Brasil), e a prefeita reeleita de Contagem, Marília Campos (PT). Na quinta-feira (19), o ex-secretário de Fazenda de Contagem, Dalmy Freitas de Carvalho, foi anunciado como secretário de Finanças, Planejamento, Gestão e Obras Públicas (Sefplag) em Betim. Em contrapartida, o atual secretário municipal de Ordenamento Territorial e Habitação da prefeitura betinense, Marco Túlio de Freitas Rezende Lara, será nomeado como titular da pasta de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Contagem.

Dalmy Freitas é economista, especialista em controladoria e mestre em ciências contábeis. Ele foi secretário de Fazenda na Prefeitura de Contagem de 2009 a 2016, passando por dois diferentes prefeitos. Começou no segundo mandato de Marília Campos (2009 a 2011) e seguiu no cargo durante o mandato de Carlin Moura (PSB).

Em 2021, retornou ao cargo a convite de Marília Campos, para “pacificar” a controversa retomada do IPTU residencial de parte dos domicílios de Contagem, articulado em 2016 pelo então prefeito eleito, Alex de Freitas (à época PSDB e hoje no Avante). Dalmy conseguiu colocar água na fervura com a publicação de medidas como programas de refinanciamento de débitos passados e a revisão do cálculo do aumento do tributo.

No último mês de julho, Dalmy conseguiu que Contagem fosse certificada pela Secretaria do Tesouro Nacional com o selo “nota A” no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (Edição 2024), que reconhece nacionalmente as cidades com qualidade na informação contábil e fiscal, cujas contas são apresentadas nas prestações de contas no Sistema.

Além de Contagem, em Minas Gerais somente Belo Horizonte e Pouso Alegre têm esse certificado.

Dalmy também esteve à frente da Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Ibirité de 2017 a 2019. Em setembro do ano passado, o vice-prefeito e então pré-candidato à chefia do Executivo local, Paulo Telles (PV), anunciou que uma das suas ações de governo seria trazer Dalmy de volta para a pasta.

O convite de Marília Campos a Marco Túlio, por sua vez, pegou interlocutores de surpresa, uma vez que ele, além tem relação de amizade pessoal com Heron Guimarães, é presidente do diretório do União Brasil de Betim, partido do prefeito eleito de Betim. A ideia é que o novo secretário ajude no avanço da modernização dos processos da pasta de Desenvolvimento Urbano — entrave muito criticado pelos empreendedores da cidade.

Leia também:

Após repercussão, Câmara de Contagem publica emenda que aumentou o salário dos vereadores

Retrospectiva 2024: O ano da dengue

Deputados de MG já indicaram R$ 1,7 bilhão em emendas individuais

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse