Agenda de Lula na Grande BH será restrita a convidados

Presidente da República estará na sede da CeasaMinas para oficializar repasse de máquinas agrícolas a prefeituras
O presidente Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Luiz Santana/ALMG

A passagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela sede da CeasaMinas, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), nesta quinta-feira (12), será aberta apenas a um público segmentado. Segundo apurou O Fator, vão poder acompanhar in loco o evento, destinado à entrega de máquinas agrícolas a prefeituras de Minas Gerais, apenas lideranças das cidades beneficiadas, como chefes dos Executivos, vice-prefeitos e vereadores. O anfitrião do evento será o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), idealizador da iniciativa que repassará o maquinário aos municípios.

A expectativa é que, na plateia, estejam cerca de 300 pessoas. Assim, militantes do PT não poderão assistir presencialmente à cerimônia. O evento está previsto para começar por volta das 13h30 — estimativa que costuma não ser cumprida à risca.

A comitiva do governo federal com presença confirmada na CeasaMinas tem nomes como os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), e Carlos Fávaro (PSD-MT).

Trezentas e dezoito máquinas destinadas a produtores agrícolas serão entregues nesta quinta. Os equipamentos têm, juntos, valor estimado de R$ 150 milhões. A cessão dos bens é parte do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq).

A articulação para ter Lula no evento de entrega das máquinas começou ainda em abril, mês em que o petista passou pelo estado. À ocasião, ele  esteve em Montes Claros, no Norte do de Minas. 

Agora, além de passar por Contagem, Lula baterá ponto em Mariana, na Região Central do Estado. Na cidade histórica, palco do rompimento da barragem de Fundão, em 2015, o presidente deve anunciar a extensão do rol de beneficiários dos programas de indenização pelo derramamento de lama. 

A ideia é incluir no grupo de passíveis de receber o benefício atingidos que atuam com o garimpo no Rio Doce. O curso d’água foi comprometido pelos rejeitos que escorreram de Fundão.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse