Antes de renúncia por candidatura ao Senado, Marília fará mudanças na Prefeitura de Contagem

Entradas e saídas no secretariado reorganizam espaço de partidos aliados
Mudanças incluem Defesa Social e Esportes e impactam composição da Câmara. Foto: Divulgação / Redes Sociais

A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), prepara duas mudanças no primeiro escalão do Executivo municipal antes de deixar o cargo para disputar o Senado Federal neste ano. As trocas já estão definidas e devem ser oficializadas na segunda-feira (2), quando a petista fará uma reunião com partidos da base aliada.

A Secretaria Municipal de Defesa Social passará a ser comandada pelo ex-vereador e presidente do PDT em Contagem, Ivayr Soalheiro, em substituição a Viviane França (MDB).

Também haverá mudança na pasta de Esportes. O vereador Adilson Lamounier assumirá o posto na vaga de Alex Chiodi, que retornou em dezembro à Câmara Municipal. A troca de Chiodi por Lamounier mantém o União Brasil com o comando da secretaria.

Emedebista vai para consórcio regional

Viviane França não ficará desabrigada. Ela vai assumir a presidência do o Consórcio Regional Mulheres das Gerais, formado por prefeituras da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e da Região Central. A entidade atua no planejamento de ações voltadas à equidade de gênero e ao combate à violência contra as mulheres.

Na pasta de Defesa Social, Viviane França enfrentou críticas internas e de vereadores da oposição a Marília. A avaliação é que a saída dela do cargo também ajuda a serenar os ânimos da base aliada, já que o PDT vinha reivindicando, desde o início do ano passado, a titularidade de uma secretaria.

As mudanças promovidas pela prefeita também vão provocar efeitos na Câmara Municipal. Depois que Adilson Lamounier assumir a Secretaria de Esportes, o assento dele na casa será ocupado pela suplente Fatinha do Manancial, que já havia sido acionada por causa da licença de Alex Chiodi.

Saída em abril

Nessa quarta-feira (28), o Grupo de Trabalho Eleitoral do PT mineiro aprovou a pré-candidatura de Marília Campos ao Senado. O sinal verde será encaminhado à Executiva estadual do partido, que indicou que referendará a escolha. Posteriormente, o assunto será tratado no diretório nacional.

Para concorrer à Câmara Alta do Congresso Nacional, a prefeita terá de deixar o Executivo contagense até abril. O substituto será o vice, Ricardo Faria, do PSD.

Leia também:

Antes de renúncia por candidatura ao Senado, Marília fará mudanças na Prefeitura de Contagem

A reação do mercado financeiro à proposta de Zema para a privatização da Copasa

Embate pelo comando de Câmara da Grande BH faz vereadores brigarem durante sessão

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse