Após Zema apresentar lista de imóveis, CCJ da ALMG marca data para analisar projeto sobre repasses de bens à União

Texto pode viabilizar a transferência, ao governo federal, de ativos como a Cidade Administrativa e o Hospital Risoleta Neves
O Hospital Risoleta Neves, em BH
O Hospital Risoleta Neves, em BH, está na lista de ativos que podem ser entregues à União. Foto: Sarah Dutra/UFMG

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) agendou, para esta quinta-feira (29), uma sessão para analisar o projeto que autoriza o estado a repassar imóveis à União como forma de abater uma dívida que ultrapassa os R$ 162 bilhões. A apreciação da proposta acontecerá dois dias após o governo de Romeu Zema (Novo) encaminhar, aos deputados, uma lista detalhando os empreendimentos que podem ser envolvidos na transação.

Ainda não há consenso sobre o texto. Por isso, segundo soube O Fator, é difícil, neste momento, cravar se a proposta será ou não votada nesta quinta. A relação dos imóveis, que conta com ativos como a Cidade Administrativa, o Hospital Risoleta Neves e o colégio Estadual Central, não caiu bem entre parte dos parlamentares, sobretudo da oposição, que questionam a extensão do rol de ativos citados.

O projeto sobre a dação dos imóveis estava na pauta da CCJ na segunda-feira (26), mas a ausência de um documento detalhando as edificações que poderiam ser transferidas ao Executivo federal adiou o debate. 

O governo Zema quer emplacar transferência dos imóveis no âmbito da adesão ao Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag). O texto que dá aval à entrada de Minas no Propag, aliás, será votado em 1° turno no plenário nesta quarta-feira (28).

O documento compilando os imóveis que podem ser entregues à União tem mais de 300 itens. Bens ligados à Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) são citados, assim como fóruns judiciários no interior e o Hospital Universitário Clemente de Farias, em Montes Claros, no Norte do estado.

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse