Articuladores da refundação do PTB estimam mês para a legalização do novo partido

Defensores do ressurgimento do partido colhem assinaturas de eleitores para viabilizar trâmites junto à Justiça Eleitoral
O ex-presidente João Goulart
João Goulart é uma das inspirações de defensores da refundação do PTB. Foto: Acervo Lemad/USP

O grupo político à frente das tratativas para refundar o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) espera concluir o processo de legalização da sigla em setembro. A estimativa, feita pelo ex-deputado federal Vivaldo Barbosa, que lidera as articulações para o renascimento da agremiação, foi repassada nessa quinta-feira (20) a lideranças de Minas Gerais que atuam em prol da refundação do PTB. 

O núcleo, que no estado é liderado pelo ex-deputado Mário Assad Júnior, presidente do PSB mineiro em parte de 2023, se reuniu nessa quinta-feira para oficializar a entrega, a Vivaldo, de um documento com as assinaturas de eleitores de Minas que concordam com a refundação do partido. 

No estado, mais de 51 mil cidadãos subscreveram o abaixo-assinado. No plano nacional, uma nova legenda precisa conseguir o apoio de ao menos 547.455 mil eleitores, que devem estar espalhados por no mínimo nove unidades da federação.

A ideia de Vivaldo é refundar o PTB sob as bases originais. O partido, cabe lembrar, nasceu para abrigar políticos à esquerda, como os ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart e o ex-governador Leonel Brizola, que comandou os Executivos de Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Da década de 1980 até os anos 2020, entretanto, a sigla petebista foi caminhando em direção à direita. Brizola disputou o direito de retomar a agremiação ao fim do bipartidarismo, mas o partido foi entregue a Ivete Vargas, sobrinha de Getúlio. Nos últimos anos de existência, a antiga versão da legenda atuou como linha auxiliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson, se notabilizou por ser um dos mais entusiasmados apoiadores de Bolsonaro.

O PTB de Jefferson deixou de existir no fim de 2023, quando foi incorporado ao Patriota para dar origem ao Partido Renovação Democrática (PRD). 

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse