O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Leite (MDB), abriu nesta quarta-feira (4) o prazo para a inscrição de deputados estaduais interessados em concorrer a uma das duas vagas no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) que ainda estão abertas. A janela para apresentação de candidaturas terá 10 dias.
Caso mais de um parlamentar confirme a candidatura, a escolha será feita em votação no plenário, por maioria simples. Nos bastidores, ainda não há definição nem consenso sobre o nome que será levado adiante. Pelo desenho atual das conversas, o deputado Thiago Cota (PDT) aparece como cotado, embora parlamentares apontem que o cenário ainda está aberto. Ulysses Gomes (PT), líder da oposição, também está no páreo e já começou a coletar assinaturas para apresentar a candidatura.
Além do crivo dos deputados, o indicado também passará por sabatina em comissão especial, a ser constituída pela Mesa Diretora da Casa.
A Assembleia tem direito a três indicações ao TCE-MG. A vaga mais recente foi ocupada por Alencar da Silveira Junior, que acabou concorrendo sozinho após a construção de um acordo interno. À época, o deputado Sargento Rodrigues (PL) chegou a reunir assinaturas para disputar a cadeira, mas recuou em favor do pedetista.
Ainda não há data para o início dos trâmites para a terceira vaga de responsabilidade da Assembleia. Além de Cota e Ulysses, já manifestaram interesse no TCE-MG, ao longo desta legislatura, os deputados Ione Pinheiro (União Brasil), Gustavo Valadares (PSD), Tito Torres (PSD) e Arnaldo Silva (União Brasil).
