Os deputados estaduais de Minas Gerais se preparam para a primeira sessão de votação em plenário de 2025. Segundo apurou O Fator, os parlamentares vão analisar propostas de lei na reunião de quarta-feira (19).
Embora a sessão de votação seja dada como certa, a pauta do encontro ainda não está definida. A tendência é que a lista de projetos a serem debatidos seja construída em uma reunião dos líderes da Assembleia Legislativa na terça-feira (18).
Esta será a primeira semana de trabalho da Assembleia em 2025 com todos os cargos de liderança e vice-liderança já definidos. Na quinta-feira (13), os deputados que encabeçam os blocos parlamentares da Casa indicaram os vice-líderes de cada coalizão. Os vice-líderes de governo também foram definidos.
João Magalhães (MDB), líder de Romeu Zema (Novo) na Assembleia, será auxiliado por cinco vice-líderes: Enes Cândido (Republicanos), Lud Falcão (Novo), Nayara Rocha (PP), Bosco (Cidadania) e Zé Laviola (Novo).
A oposição, encabeçada por Ulysses Gomes (PT), terá Lucas Lasmar (Rede), Celinho Sinttrocel (PCdoB), Marquinho Lemos e Doutor Jean Freire (ambos do PT) como vice-líder.
No bloco “Minas em Frente”, que reúne parte dos partidos da base de Zema e é dirigido por Cássio Soares (PSD), os vice-líderes serão Doutor Maurício (Novo), Rafael Martins (PSD), Chiara Biondini e Vitório Júnior (ambos do PP).
Já o “Avança Minas”, composto pela outra fatia dos deputados pró-Zema, terá, além de Noraldino Júnior (PSB) como líder, os vices Carol Caram (Avante), Doutor Paulo (PRD), Neilando Pimenta (PSB) e Professor Wendel Mesquita (Solidariedade).
Quem também tem assento no colégio de líderes é o PL, que atua como bancada independente, liderada por Bruno Engler. Os vice-líderes do partido são Amanda Teixeira Dias, Cristiano Caporezzo e Sargento Rodrigues.