Lideranças da bancada mineira no Congresso Nacional vão se reunir na próxima terça-feira (18) para discutir quem assumirá o cargo de coordenador do grupo.
A reunião deve acontecer na Câmara ou na casa do deputado federal Newton Cardoso Júnior (MDB).
Newtinho, a propósito, é um dos postulantes ao cargo. O emedebista está em campanha desde o início de dezembro, quando passou a pedir apoio aos colegas. Outros dois nomes também almejam a função: o deputado federal Paulo Guedes (PT) e o atual coordenador, Luiz Fernando Faria (PSD), que tem interesse na reeleição.
A disputa tem gerado certas rusgas na bancada. O petista Paulo Guedes não gostou nada de ter concorrentes: em 2023, ele abriu mão da candidatura ao ceder o cargo para Luiz Fernando Faria. Guedes tem dito a terceiros que, na época, foi firmado um acordo para que ele assumisse o posto em 2025.
Como mostrou O Fator na semana retrasada, uma outra reunião para discutir questões da coordenação também gerou “climão” na bancada. O grupo se reuniu e votou alterações nas regras internas justamente durante a ausência de Newtinho, que ainda participava de cerimônias de luto pelo falecimento do pai, o ex-governador Newton Cardoso.
Durante a reunião, foi criado um grupo de trabalho composto por sete deputados para elaborar o estatuto da bancada. O grupo inclui os parlamentares Igor Timo (Podemos), Ione Barbosa (Avante), Marcelo Álvaro Antônio (PL), Dimas Fabiano (PP), Lafayette Andrada (Republicanos), além de representantes do Psol e do PT.
Ficou estabelecido também que a bancada realizará seis reuniões ordinárias por ano, com a possibilidade de encontros extraordinários quando necessário.