Bancada mineira marca reunião para definir novo coordenador

Três parlamentares disputam o posto de líder dos representantes do estado na Câmara dos Deputados
Foto mostra um dos plenários da Câmara dos Deputados
Bancada mineira vai se reunir na próxima semana para definir coordenador. Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

Lideranças da bancada mineira no Congresso Nacional vão se reunir na próxima terça-feira (18) para discutir quem assumirá o cargo de coordenador do grupo.

A reunião deve acontecer na Câmara ou na casa do deputado federal Newton Cardoso Júnior (MDB).

Newtinho, a propósito, é um dos postulantes ao cargo. O emedebista está em campanha desde o início de dezembro, quando passou a pedir apoio aos colegas. Outros dois nomes também almejam a função: o deputado federal Paulo Guedes (PT) e o atual coordenador, Luiz Fernando Faria (PSD), que tem interesse na reeleição.

A disputa tem gerado certas rusgas na bancada. O petista Paulo Guedes não gostou nada de ter concorrentes: em 2023, ele abriu mão da candidatura ao ceder o cargo para Luiz Fernando Faria. Guedes tem dito a terceiros que, na época, foi firmado um acordo para que ele assumisse o posto em 2025.

Como mostrou O Fator na semana retrasada, uma outra reunião para discutir questões da coordenação também gerou “climão” na bancada. O grupo se reuniu e votou alterações nas regras internas justamente durante a ausência de Newtinho, que ainda participava de cerimônias de luto pelo falecimento do pai, o ex-governador Newton Cardoso.

Durante a reunião, foi criado um grupo de trabalho composto por sete deputados para elaborar o estatuto da bancada. O grupo inclui os parlamentares Igor Timo (Podemos), Ione Barbosa (Avante), Marcelo Álvaro Antônio (PL), Dimas Fabiano (PP), Lafayette Andrada (Republicanos), além de representantes do Psol e do PT.

Ficou estabelecido também que a bancada realizará seis reuniões ordinárias por ano, com a possibilidade de encontros extraordinários quando necessário.

Leia também:

Justiça condena ex-prefeito que contratou o próprio posto de combustível para atender prefeitura em MG

Vereadores de Contagem revogam contrapartidas impostas a empresa que ganhou terreno público

TCE alerta governo Zema sobre ultrapassagem do limite de gastos com pessoal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse