Deputados da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) decidiram, no fim da manhã desta quarta-feira (19), que vão convocar o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, para uma audiência a respeito das brigas ocorridas entre alunos da rede estadual de ensino durante um evento escolar no Mineirão, em Belo Horizonte.
Estudantes ocuparam as cadeiras do estádio nesta quarta para assistir a uma aula sobre inteligência artificial, feita em parceria entre o governo do estado e o Google. Durante a atividade, contudo, foram registrados incidentes generalizados, com troca de agressões e arremesso de garrafas.
A convocação de Rossieli foi confirmada a O Fator pelo gabinete da presidente da Comissão de Educação, Beatriz Cerqueira, do PT. Ex-ministro da Educação, ele assumiu o cargo no Palácio Tiradentes no início de agosto, em substituição a Igor Alvarenga, que agora dá expediente na Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
A reportagem apurou que há na Assembleia dois requerimentos já aprovados para viabilizar a convocação de Rossieli. Os ofícios, que estavam na gaveta da comissão, não tratam especificamente do episódio no Mineirão, mas podem ser utilizados para chamá-lo à Assembleia.
O governador Romeu Zema (Novo) e o vice Mateus Simões (PSD) participaram da abertura da aula no Mineirão.
O Fator procurou a Secretaria de Estado de Educação para obter comentário sobre a briga generalizada e a respeito da convocação de Rossieli. Em nota, a pasta afirmou que o incidente foi “rapidamente controlado” por bombeiros civis e seguranças.
“A maior parte dos participantes, estudantes e professores, permaneceram em seus lugares, ao longo do evento, com comportamento responsável e acompanhando a programação, conforme o propósito da iniciativa de ampliar o conhecimento sobre IA para a comunidade escolar”, apontou.
“A SEE/MG ressalta que todas as medidas de segurança foram adotadas imediatamente para garantir a integridade de estudantes, educadores e demais presentes. Todos os alunos envolvidos receberam atendimento individualizado e contarão com acompanhamento do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE), formado por psicólogos e assistentes sociais especializados em apoio psicossocial e em ações educativas de prevenção à violência, ao bullying e a outras violações”, completou a secretaria.
A Minas Arena, concessionária do Mineirão, por seu turno, informou que coube ao estádio apenas a cessão do espaço para a atividade.
