Candidata do Podemos a vice-prefeita em BH ignora Viana ao pedir votos

Renata Rosa, indicada pelo partido para o posto, é rechaçada pelo senador, que prefere Kika da Serra como companheira de chapa
Renata Rosa é filiada ao Podemos. Foto: Divulgação
Renata Rosa é filiada ao Podemos. Foto: Divulgação

Apontada pelo Podemos como candidata a vice-prefeita de Belo Horizonte na chapa do senador licenciado Carlos Viana, a ativista Renata Rosa começou sua campanha nesta sexta-feira (16), mas, ao pedir votos a seguidores nas redes sociais, não citou o nome do companheiro de chapa. A identidade visual da candidatura de Rosa ao posto, inclusive, não diz que Viana é o candidato a prefeito.

O Podemos, que também abriga Viana, vive uma crise nos bastidores por causa da vaga de vice. Renata Rosa foi indicada pelo partido e teve a candidatura registrada junto à Justiça Eleitoral, mas o senador licenciado queria Kika da Serra, também do Podemos, como companheira de chapa.

“Hoje iniciamos uma nova jornada com um só objetivo: transformar Belo Horizonte em uma cidade mais justa e inclusiva para todos. Alguns por aqui já me conhecem e outros estão chegando, sou Renata Rosa, cadeirante, mãe solo de três filhos e avó de um neto. Acredito no valor da inclusão porque vivo sua importância no dia a dia”, diz Renata, que é cadeirante, no texto da publicação.

No vídeo anexado ao post, Renata agradece ao Podemos e aos demais partidos da coligação de Viana — DC, PMN e PRTB — por ter sido apontada para a vaga de vice. Ela também cita a presidente estadual do Podemos, a deputada federal Nely Aquino, que defendeu sua indicação para o posto e chegou a travar uma briga pública com o senador por causa do tema.

O Fator procurou a equipe de Viana para saber se o candidato a prefeito quer comentar a publicação da vice indicada pelo partido. Em caso de resposta, este texto será atualizado.

Os três vices de Viana

O nome de Renata Rosa surgiu como opção para a vice de Viana no início deste mês, durante a convenção do Podemos. Antes, a ideia era lançar o empresário Fred Aisc, do DC, como parceiro do senador. Diante da dúvida entre Renata e Aisc, os filiados à legenda decidiram entregar a tarefa de bater o martelo à Executiva municipal da sigla.

Kika da Serra, por sua vez, surgiu como uma terceira opção para o posto. O entorno de Viana garante ter o aval da direção nacional do Podemos para promover a troca, mas a Executiva do partido emitiu nota se afastando da polêmica belo-horizontina.

Leia também:

Zema diz a Haddad que Propag foi ‘mutilado’ por Lula e fala em ‘boicote’ do governo federal

Os detalhes da reforma administrativa articulada por Marília em Contagem

Impasse judicial deve empurrar definição de vaga para conselheiro do TCE de MG para 2026

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse