Candidato à reeleição, prefeito do interior mineiro não terá adversários nas urnas

Prefeito de Nova Era, Txai Silva (Rede) vai concorrer sozinho; vice relata surpresa com ausência de oponentes
O cenário de candidatura única foi se desenhando nos últimos dois meses | Foto: Divulgação Prefeitura de Nova Era

Com uma população de pouco mais de 17 mil habitantes, a cidade de Nova Era, na Região Central de Minas Gerais, está prestes a vivenciar um fenômeno raro em tempos de polarização política: nas próximas eleições municipais, o pleito terá um único candidato a prefeito. Trata-se de Txai Silva (Rede), que vai concorrer à reeleição. Ao lado dele, estará o atual vice, Moriá Benevides (PP)

O cenário de candidatura única foi se desenhando nos últimos dois meses. Quando começaram o mandato, eles suspeitavam que os outros quatro adversários das eleições de 2020 pudessem se organizar em torno de uma candidatura única, o que não aconteceu.

“Oposição existe, mas nem nos nossos melhores sonhos esperávamos por uma situação dessas”, disse Moriá, em conversa com O Fator.

Quando venceu o pleito de 2020, Txai tinha 28 anos; Moriá, 29. A dupla derrotou candidatos apoiados por grupos políticos tradicionais da cidade — até por ex-prefeitos — somando 4.524 votos, 42,4% do total.

Txai, cientista político formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), já trabalhou com o ex-deputado estadual Paulo Lamac (Rede) na Assembleia de Minas Gerais (ALMG). Depois, teve uma passagem pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e, antes de virar prefeito de Nova Era, assessorou a deputada estadual Ana Paula Siqueira (Rede).

Moriá, por sua vez, foi o vereador mais votado da cidade nas eleições de 2016. Antes, ele trabalhou como assessor de comunicação da prefeitura, mas vive a política desde criança, em casa. Seu pai foi vereador por dois mandatos na cidade.

“É uma vocação que vem de cedo”, disse.

O cenário de candidatura única deve se repetir em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Por lá, apenas o atual prefeito, Luís Eduardo Falcão (Novo), registrou chapa.

Leia também:

Zema diz a Haddad que Propag foi ‘mutilado’ por Lula e fala em ‘boicote’ do governo federal

Os detalhes da reforma administrativa articulada por Marília em Contagem

Impasse judicial deve empurrar definição de vaga para conselheiro do TCE de MG para 2026

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse