O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se reuniu nesta quarta-feira (12) com Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara dos Deputados. O encontro, ocorrido em Brasília (DF), contou com a participação de Cristiane Coelho, presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (Fin). Coelho assumiu o posto no início deste mês, em substituição a Maia, que passou a atuar no BTG.
O BTG, como O Fator já mostrou, é um dos bancos interessados em atuar na modelagem do processo de privatização da Companhia de Saneamento (Copasa). O projeto que autoriza a venda de ações estatal começará a tramitar nesta quinta-feira (13) na Assembleia Legislativa (ALMG).
O encontro desta quarta, contudo, tratou de macroeconomia. Segundo o Palácio Tiradentes, Zema e Maia falaram do “cenário econômico do Brasil” e de “investimentos nacionais”.
Este é o segundo dia seguido de agendas de Zema fora de Minas. Nessa terça-feira (11), ele participou de atividades em São Paulo (SP) e se encontrou com clientes da Necton, plataforma de investimentos ligada ao BTG.
Conforme o governo mineiro, as rodadas de conversa em solo paulistano serviram para “apresentar o potencial de Minas Gerais a investidores e empresários”. O material elaborado pela equipe de Zema para tratar das reuniões em São Paulo, inclusive com a Necton, não cita a Copasa.
“Zema apresentou números sobre as melhorias feitas no Estado desde 2019 na área econômica, em segurança pública e atração de investimentos, mostrando que Minas Gerais hoje é um estado parceiro de quem investe e gera empregos”, afirmou o Executivo.
O roteiro em São Paulo também teve o Bank of America como um dos pontos de parada. A instituição estrangeira também chegou a demonstrar interesse em eventual processo de privatização da Copasa. Adicionalmente, a Companhia Energética (Cemig) esteve no radar.
Em agosto, cabe ressaltar, Zema se reuniu com André Esteves, dono do BTG. À época, O Fator revelou que a agenda serviu para que o político do Novo apresentasse, a Esteves, a Copasa e outros ativos considerados estratégicos
Olho na Segurança Pública
O encontro com Rodrigo Maia não é o único item da lista de compromissos de Zema em Brasília. Ao lado de outros governadores de direita, como Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina, e Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, ele se reunirá com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Motta e os governadores vão conversar a respeito do PL Antifacção, na esteira da megaoperação que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro na semana retrasada. Zema tem defendido, por exemplo, o enquadramento de facções criminosas como grupos terroristas.
