Comissão que debate cassação de Ganem marca depoimento de dono da casa usada para registrar candidatura

Trabalhos do comitê serão retomados 21 dias após primeira reunião, realizada em 8 de janeiro
bruno miranda
Além de Bruno Miranda (PDT), comissão é composta pelo relator Edmar Branco (PCdoB) e pelo vereador Helton Júnior (PSD). Foto: CMBH

A comissão processante que analisa o pedido de cassação do vereador Lucas Ganem (Podemos) marcou, para o próximo dia 29, o depoimento do empresário Grijalva de Carvalho Lage Duarte Júnior, proprietário do imóvel apontado pelo parlamentar como domicílio em Belo Horizonte. A esposa de Grijalva, Fernanda Fraga Nogueira Duarte, vai depor na mesma data.

A data das oitivas foi oficializada nesta quarta-feira (21) pelo vereador Bruno Miranda (PDT), que preside a comissão sobre a cassação de Ganem na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).

O delegado federal Adriano Gechele, também convocado para falar no dia 29, não vai comparecer. Conforme mostrou O Fator, o oficial avisou à comissão processante que não vai prestar depoimento por ora porque o inquérito que apura o possível cometimento de crime do parlamentar ainda está em curso.

Além de tomar os depoimentos de Grijalva e Fernanda, os vereadores do colegiado vão aproveitar a sessão para apreciar requerimentos pedindo a convocação de Ganem e de assessores nomeados em seu gabinete no ano passado.

A convocação do advogado Guilherme Augusto Soares, autor da denúncia apresentada na Câmara Municipal, também será apreciada na próxima reunião do comitê.

Endereço emprestado

Em depoimento à Polícia Federal no mês passado, Grijalva disse que emprestou o endereço ao parlamentar no final de 2023 apenas para o recebimento de encomendas e correspondências. Segundo o empresário, o vereador nunca morou no endereço. Ganem teria alegado a Grijalva que precisava de um logradouro em BH para receber correspondências ligadas a um serviço social de defesa de animais.

Os advogados de Ganem admitiram na defesa prévia protocolada na CMBH que o parlamentar não morou no endereço fornecido à Justiça Eleitoral para o registro da candidatura, em 2024.

Leia também:

Comissão que debate cassação de Ganem marca depoimento de dono da casa usada para registrar candidatura

O ‘dia de praia’ de filho do presidente da CPMI do INSS com deputado alvo da Sem Desconto

O aviso de delegado da PF à comissão que analisa cassação de Lucas Ganem

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse