Os deputados estaduais de Minas Gerais definiram, nesta quarta-feira (5), a composição dos três blocos parlamentares que vão atuar na Assembleia Legislativa no próximo biênio. A novidade é a saída de Avante e Republicanos da coalizão governista “Minas em Frente”. Os dois partidos passarão a engrossar o grupo “Avança Minas”, que também conta com parlamentares da base aliada ao governo Zema. A migração das legendas acontece para suprir o desembarque do PL do “Avança Minas”. A sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu atuar como bancada isolada.
Com os ingressos de Avante e Republicanos, o “Avança Minas” terá 22 deputados. O cordão conta, ainda, com PSDB, Cidadania, MDB, PRD, PDT, PSB e Solidariedade. O líder do ajuntamento ainda não está definido.
O “Minas em Frente”, por sua vez, terá PSD, PP, União Brasil, PMN, Novo e Podemos. A aliança, composta por 24 parlamentares, será liderada pelo pessedista Cássio Soares, que já esteve no cargo no último biênio.
Já a bancada do PL, com 11 assentos, será liderada por Bruno Engler.
A oposição, dona de 20 assentos, contará com PT, PCdoB, PV, Psol e Rede, tendo o petista Ulysses Gomes como líder.
A liderança do governo Zema seguirá com o emedebista João Magalhães. A bancada feminina, por seu turno, terá Lohanna França (PV) como líder.
Com a divisão dos parlamentares entre blocos e bancadas, será possível iniciar os debates oficiais a respeito das indicações para as comissões temáticas do Legislativo.
A nova correlação de forças da ALMG
Bloco ‘Minas em Frente’ – governista – 24 deputados – PSD, PP, União Brasil, PMN, Novo e Podemos. Líder: Cássio Soares (PSD)
Bloco ‘Avança Minas’ – governista – 22 deputados – PSDB, Cidadania, MDB, PRD, PDT, PSB, Avante, Republicanos e Solidariedade – Líder indefinido
Bloco ‘Democracia e Luta’ – oposição – 20 deputados – PT, PCdoB, PV, Psol e Rede – Líder: Ulysses Gomes (PT)
Bancada do Partido Liberal (PL) – 11 deputados. Líder: Bruno Engler
Bancada Feminina – 15 deputadas. Líder: Lohanna França (PV)