Deputados vão votar projeto de refinanciamento das dívidas estaduais nesta terça-feira (10)

Propag está na pauta de propostas que serão analisadas pelo plenário; texto é do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
O plenário da Câmara dos Deputados
Doutor Luizinho é o relator de projeto para renegociar dívidas estaduais. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Os deputados federais vão votar, nesta terça-feira (10), o projeto de lei complementar (PLP) que institui o Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag). O texto, apresentado pelo presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), estabelece mecanismos para o refinanciamento dos débitos dos governos estaduais com a União.

O pilar da proposta de Pacheco, que tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados, é a federalização de ativos estaduais. No caso de Minas Gerais, cuja dívida chegou a estar em R$ 165 bilhões neste ano, seria possível, por exemplo, repassar à União estatais como a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). A transação serviria para abater parte do passivo e diminuir os juros que incidem sobre esse saldo.

Na semana passada, o Propag chegou a estar na pauta de votações do plenário da Câmara. Apesar disso, acabou não sendo analisado. Desta vez, segundo apurou O Fator, a expectativa é que haja a apreciação da proposta.

O relator do Propag é Doutor Luizinho (PP-RJ). O parlamentar opinou pela aprovação do texto. A expectativa de defensores do arcabouço de financiamento é finalizar todo o processo de análise legislativa da proposta ainda neste ano.

Foi repórter especial do caderno de Política do Estado de Minas. Trabalhou, também, na Rádio Itatiaia. Antes, militou no jornalismo esportivo, no Superesportes.

Leia também:

Lula repete efeito de Flávio Bolsonaro na Assembleia de Minas

O novo presidente do TRF-6

A data do primeiro debate entre os candidatos ao governo de Minas

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse