O ex-vereador Anselmo José Domingos não seguirá como secretário de Governo na próxima gestão do prefeito reeleito Fuad Noman (PSD). À frente da pasta desde o último mês de abril, Anselmo teria perdido a confiança do prefeito e do vice-prefeito eleito, Álvaro Damião (União Brasil), ao usar do seu cargo para “aliciar” vereadores no apoio à candidatura de Juliano Lopes (Podemos) para a presidência da Câmara Municipal.
Interlocutores junto à prefeitura ouvidos por O Fator relataram que essas articulações do secretário de Governo causaram “atropelos” ao vice-prefeito eleito, Álvaro Damião — a quem couberam as negociações. Anselmo buscou apoio para Juliano mesmo sabendo que o prefeito precisaria de tempo para reunir melhores condições para a tomada de decisão sobre o assunto.
As articulações do secretário de Governo em favor da candidatura de Juliano Lopes chegaram ao conhecimento de Fuad e Damião após a confirmação da candidatura de Bruno Miranda (PDT), líder do governo Fuad na Câmara. Foi quando vereadores da base do prefeito se sentiram mais “confortáveis” para relatar o movimento.
Álvaro Damião fez circular a informação de que todas as promessas de cargos oferecidas por Anselmo Domingos pelo apoio à candidatura de Juliano Lopes estavam desautorizadas. Anselmo permanecerá na secretaria até 31 de dezembro — ou seja, mais cinco dias — sem nenhuma autonomia de quaisquer atos administrativos em nome da prefeitura.
A avaliação de pessoas do primeiro escalão da prefeitura é de que as articulações de Anselmo, além de configurarem uma quebra de confiança, poderiam comprometer a governabilidade da nova gestão. “Com o clima de fato consumado que o secretário de Governo ajudou a criar em torno da candidatura de Juliano Lopes, boa parte dos vereadores da base do prefeito foram induzidos a apoiá-lo”, disse uma fonte.
Tentamos contato com o secretário de Governo, Anselmo Domingos. Caso ele se manifeste, esta matéria será atualizada.