Duda Salabert negocia retorno ao Psol

Deputada federal se reúne nesta sexta-feira (13), em Belo Horizonte, com a presidente nacional do partido
PSOL faz movimento estratégico em Minas às vésperas do Carnaval. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A deputada federal Duda Salabert, do PDT, negocia um retorno ao Psol. O Fator apurou que a presidente nacional pessolista, Paula Coradi, desembarcou em Belo Horizonte nesta sexta-feira (13) para conversar com a parlamentar. Ainda não há martelo batido.

A articulação que busca levar Duda para o Psol tem a participação da ex-deputada federal Manuela d’Ávila (RS), que se filiou ao partido no ano passado. A avaliação interna é que a presença da deputada mineira fortaleceria a legenda nas disputas proporcionais e majoritárias de 2026.

Duda já foi filiada ao Psol. Ela concorreu ao Senado Federal pela legenda em 2018, mas não foi eleita. Dois anos depois, já no PDT, conquistou mandato de vereadora em Belo Horizonte. Em 2022, conseguiu assento na Câmara dos Deputados.

A saída de Duda do Psol foi considerada traumática por interlocutores do partido. Apesar disso, o partido considera o episódio como superado e abriu as portas para uma eventual filiação diante do bom desempenho da parlamentar nas urnas. Quando foi eleita para o Congresso, ela conseguiu mais de 208 mil votos.

Conforme a Justiça Eleitoral, mudanças partidárias de deputados estaduais e federais têm de acontecer entre o início de março e o começo de abril. A janela serve para que as trocas aconteçam sem que haja a possibilidade de as atuais legendas reivindicarem a posse dos mandatos.

Leia também:

Duda Salabert negocia retorno ao Psol

Usiminas lucra R$ 129 milhões no fim de 2025, mas fecha ano no prejuízo e sob pressão do aço chinês

Processo que deixou Kalil inelegível chega ao TJMG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse