O advogado Marcos Tito, que atuava até a última semana como chefe de gabinete da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), foi nomeado pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil), no sábado (23), vice-presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) da Prefeitura de BH.
O cargo foi criado na reforma administrativa enviada pelo ex-prefeito Fuad Noman para a Câmara Municipal em novembro de 2024 e estava vago desde a sanção do projeto, em janeiro deste ano. Procurado pela reportagem, Marcos Tito disse que não houve indicação partidária e que o convite partiu do próprio Damião.
A Fundação de Parques tem como presidente o professor Gelson Leite, que ocupa também a presidência do Partido Verde (PV) na capital.
Marcos Tito ingressou na Belotur em 10 de janeiro e trabalhava ao lado da diretora-presidente da empresa, Bárbara Menucci.
O servidor é filho de Marcos Wellington de Castro Tito (MDB), que teve seu mandato de deputado federal cassado pelo regime militar em 1977. O político, que também foi eleito por duas vezes deputado estadual, morreu em 2022.