Ex-deputado deixa cargo criado para abrigá-lo, mas vai continuar na gestão Zema

Guilherme da Cunha vai assessorar o vice-governador
Durante o mandato como deputado, entre 2019 e 2022, ele também não ficou conhecido por manter boa relação com os colegas
Durante o mandato como deputado, entre 2019 e 2022, ele também não ficou conhecido por manter boa relação com os colegas. Foto: ALMG/divulgação

O ex-deputado estadual Guilherme da Cunha foi exonerado do cargo de secretário-executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico mas conseguiu viabilizar sua permanência na gestão Zema. A partir de agora, Cunha vai atuar como assessor do gabinete do vice-governador Mateus Simões – provavelmente com as mesmas atribuições e responsabilidades do ex-deputado federal Lucas Gonzalez, que deixou a pasta no início do mês.

Da Cunha está no governo desde abril do ano passado, quando foi criado o cargo de secretário-executivo na pasta de Desenvolvimento Econômico – ele chegou a ser cotado para assumir a secretaria, mas não teve aval de Zema, que, apesar disso, concordou em criar um cargo na estrutura para tranquilizar o político.

Dentro do governo, até aqui, Cunha ainda não recebeu destaque por sua atuação e ficou responsável pela gestão de programas de desenvolvimento que já existiam antes de sua chegada.

Em maio, O Fator mostrou que a saída de Cunha da secretaria era iminente, mas ainda não se havia encontrado um novo posto no governo para o ex-deputado. Interlocutores chegaram a cogitar cargos em estatais, mas a conversa não avançou.

A expectativa agora é que o ex-deputado auxilie Mateus Simões na construção de viabilidade política junto a lideranças do interior e na sua antiga casa, a Assembleia mineira, onde é “muito querido”.

Leia também:

MPF quer suspender atividades da Vale em empreendimento na Cava da Divisa

Presidente da Assembleia cobra apoio da União por liminar sobre dívida de Minas

Desembargador mantém competência de Belo Horizonte em recuperação judicial do Grupo Coteminas

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse