O ex-senador Castellar Neto (PP) será nomeado nesta quinta-feira (27) agente colaborador da Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais. O cargo vai permitir que o advogado participe ativamente de reuniões e debates internos da pasta comandada por Marcelo Aro (PP), mas sem remuneração prevista.
A categoria de agente colaborador já foi utilizada antes no governo de Romeu Zema (Novo). Em 2021, o empresário Salim Mattar foi nomeado dessa forma para assessorar os trabalhos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).
Castellar tem participado de reuniões desde que Aro assumiu a pasta, na semana retrasada. O advogado é um dos principais “homens de confiança” do secretário e atua não só nas questões jurídicas da chamada “Família Aro”, como também em ações estratégicas do dia a dia.
Ele foi senador por Minas Gerais entre maio de 2024 e janeiro deste ano, quando Carlos Viana (Podemos) se licenciou para disputar a eleição a prefeito de Belo Horizonte. Antes, exerceu o posto de secretário de Governo de Belo Horizonte.