O ex-deputado estadual e ex-vereador Anselmo José Domingos foi nomeado, nesta quarta-feira (26), assistente técnico especializado da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Indicado pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD), de quem já foi assessor parlamentar, Anselmo foi, entre abril e dezembro de 2024, secretário municipal de Governo do ex-prefeito Fuad Noman.
Sua exoneração se deu em meio à disputa pela presidência da Câmara Municipal, definida em 1º de janeiro de 2025. À época, aliados do então vice-prefeito eleito, Álvaro Damião (União Brasil), afirmaram que o ex-vereador estaria utilizando seu cargo para convencer parlamentares a votar em Juliano Lopes (Podemos) para presidente da Casa Legislativa. O candidato governista era Bruno Miranda (PDT).
Desde a vitória de Juliano e a posse definitiva de Damião como chefe do Executivo municipal, oficializada em abril, o prefeito e o presidente da Câmara aproximaram-se politicamente e mantiveram a aliança ao longo deste ano.
A proximidade entre Juliano Lopes e Anselmo José Domingos é mais antiga. O ex-deputado e o atual chefe do Legislativo belo-horizontino têm base eleitoral no Barreiro e já foram colegas de partido no antigo PTC.
Trajetória
Em nota, a assessoria da Câmara Municipal destacou a experiência do gestor no serviço público. Abaixo, o texto na íntegra.
“A nomeação de Anselmo Domingos para o cargo de Assistente Técnico Especializado da Câmara Municipal de Belo Horizonte reforça a capacidade técnica da instituição na condução de seus projetos de planejamento estratégico e na qualificação dos processos de contratação pública.
De acordo com a legislação, o cargo é voltado à elaboração de projetos destinados a subsidiar processos licitatórios, ao acompanhamento dos certames correspondentes e ao monitoramento da execução dos contratos vinculados aos projetos de planejamento da Casa. Trata-se, portanto, de uma função técnica essencial ao aprimoramento da gestão administrativa e ao fortalecimento dos instrumentos de governança institucional.
A trajetória de Anselmo Domingos no setor público — incluindo suas experiências como vereador, secretário-geral da Câmara, deputado estadual e secretário de Governo de Belo Horizonte — lhe confere profundo conhecimento da máquina pública e de seus mecanismos formais de planejamento, contratação e acompanhamento institucional. Essa vivência o habilita a contribuir de maneira qualificada na estruturação de estudos, análises e projetos necessários ao desenvolvimento das iniciativas estratégicas da Câmara.
Sua reconhecida capacidade de articulação e seu histórico de atuação responsável no serviço público somam-se às competências previstas para o cargo, fortalecendo a execução das atividades técnicas e contribuindo para maior efetividade administrativa”.