Felipe Saliba desiste de candidatura a prefeito de Contagem

Ex-deputado do PRD já comunicou a decisão a aliados e pretende oficializar mudança de planos ainda nesta quarta (31)
O ex-deputado Felipe Saliba
Saliba exerceu mandato de deputado federal pelo PRD neste ano. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O ex-deputado federal Felipe Saliba (PRD) desistiu de disputar a Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Nesta quarta-feira (31), Saliba comunicou a decisão ao deputado estadual Leandro Genaro (PSD), que havia garantido o apoio da Igreja do Evangelho Quadrangular à pré-candidatura do ex-parlamentar.

Depois da ida à Assembleia Legislativa, em BH, Saliba iria se reunir com o presidente estadual do Republicanos, Euclydes Pettersen, para informá-lo da decisão. Como já mostrou O Fator, Pettersen bancou, inclusive, uma disputa dentro do Republicanos para apoiar a chapa do PRD.

Interlocutores ouvidos por O Fator confidenciaram que uma das razões para a retirada da pré-candidatura de Saliba é preservá-lo politicamente. Um alerta acendeu na campanha do empresário quando o pré-candidato do PL à Prefeitura de Contagem, o deputado federal licenciado Junio Amaral, ultrapassou a chapa do PRD nas pesquisas de intenção de voto, ocupando o segundo lugar.

A avaliação do grupo de assessores mais próximos a Saliba é que a tônica de polarização entre direita e esquerda, vista na eleição nacional de 2022, vai se repetir em solo contagense. Assim, uma derrota muito significativa inviabilizaria sua participação no pleito de 2028, quando a prefeita Marília Campos (PT), candidata à reeleição e líder das pesquisas, não poderá concorrer.

Os custos da campanha também pesaram para o passo atrás dado por Saliba. Sem uma sinalização objetiva de recebimento de recursos do fundo eleitoral, o ex-deputado vinha sofrendo pressão familiar para que não sacrificasse parte de seu patrimônio pessoal na empreitada.

Saliba disputou sua primeira eleição em 2020, justamente como candidato a prefeito de Contagem. Ele foi ao segundo turno, mas acabou derrotado por Marília Campos.

Leia também:

TJMG arquiva ação que acusava Caporezzo de violência política contra deputadas

Promotor arquiva notícia de fato que contestava aumento em plano de saúde da Cemig

Oposição começa obstrução para valer em favor do PL da Anistia

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse