Felipe Saliba desiste de candidatura a prefeito de Contagem

Ex-deputado do PRD já comunicou a decisão a aliados e pretende oficializar mudança de planos ainda nesta quarta (31)
O ex-deputado Felipe Saliba
Saliba exerceu mandato de deputado federal pelo PRD neste ano. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O ex-deputado federal Felipe Saliba (PRD) desistiu de disputar a Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Nesta quarta-feira (31), Saliba comunicou a decisão ao deputado estadual Leandro Genaro (PSD), que havia garantido o apoio da Igreja do Evangelho Quadrangular à pré-candidatura do ex-parlamentar.

Depois da ida à Assembleia Legislativa, em BH, Saliba iria se reunir com o presidente estadual do Republicanos, Euclydes Pettersen, para informá-lo da decisão. Como já mostrou O Fator, Pettersen bancou, inclusive, uma disputa dentro do Republicanos para apoiar a chapa do PRD.

Interlocutores ouvidos por O Fator confidenciaram que uma das razões para a retirada da pré-candidatura de Saliba é preservá-lo politicamente. Um alerta acendeu na campanha do empresário quando o pré-candidato do PL à Prefeitura de Contagem, o deputado federal licenciado Junio Amaral, ultrapassou a chapa do PRD nas pesquisas de intenção de voto, ocupando o segundo lugar.

A avaliação do grupo de assessores mais próximos a Saliba é que a tônica de polarização entre direita e esquerda, vista na eleição nacional de 2022, vai se repetir em solo contagense. Assim, uma derrota muito significativa inviabilizaria sua participação no pleito de 2028, quando a prefeita Marília Campos (PT), candidata à reeleição e líder das pesquisas, não poderá concorrer.

Os custos da campanha também pesaram para o passo atrás dado por Saliba. Sem uma sinalização objetiva de recebimento de recursos do fundo eleitoral, o ex-deputado vinha sofrendo pressão familiar para que não sacrificasse parte de seu patrimônio pessoal na empreitada.

Saliba disputou sua primeira eleição em 2020, justamente como candidato a prefeito de Contagem. Ele foi ao segundo turno, mas acabou derrotado por Marília Campos.

Leia também:

Rodízio de veículos em Belo Horizonte: é chegado o momento?

Horário eleitoral e pesquisa animam campanha de Fuad em BH

O otimismo da Vale pela repactuação e o novo sistema de indenização aos atingidos de Mariana

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse