Empossada deputada estadual nesta segunda-feira (3), Carol Caram (Avante) reuniu mais de 500 pessoas em uma festa de comemoração pela posse em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) , transformando o evento em um importante encontro político mineiro. O evento ocorreu após a cerimônia oficial na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Cedo demais
O vice-governador Mateus Simões (Novo) compareceu ao evento – e de forma bem pontual. Chegou ao local pouco depois das 16h, horário de início da cerimônia. Carol Caram ainda não havia chegado, mas Simões foi recepcionado por Iza Menezes, ex-prefeita de Nepomuceno agora chefe de gabinete de Caram. A secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Melo, também compareceu ao evento, à noite.
Tribunal no cardápio
Quatro deputados que pleiteiam uma vaga no Tribunal de Contas do Estado marcaram presença: Arnaldo Silva (União Brasil), Ulysses Gomes (PT), Thiago Cota (PDT) e Ione Pinheiro (União Brasil). As discussões sobre o tema ocorreram de maneira superficial, já que ainda não há definição sobre o processo de votação. Os parlamentares, apesar de comentarem sobre a disputa, evitaram pedir votos aos colegas.
Movimentação municipalista
O prefeito de Patos de Minas, Luiz Eduardo Falcão (Novo), aproveitou o evento para reforçar sua campanha à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). Acompanhado do ex-presidente da entidade, Julvan Lacerda (MDB), dialogou com diversos prefeitos presentes. A deputada estadual Lud Falcão (Podemos), esposa de Falcão, também esteve na festa.
Tensão na capital
Os vereadores Junhinho Los Hermanos (Avante) e Helinho da Farmácia (PSD), presentes na festa, relataram a convidados sobre os primeiros embates na Câmara Municipal de BH, sinalizando um ano de possíveis conflitos, especialmente considerando a licença do prefeito Fuad Noman (PSD).
Crise no PL
A organização dos blocos parlamentares na ALMG foi tema recorrente nas conversas, com destaque para a disputa interna no PL entre Antônio Carlos Arantes e Bruno Engler pela liderança do bloco. Segundo deputados, é, atualmente, esse o principal foco da primeira semana de trabalhos da Casa: organizar os blocos.
Autoridades e ex
O ex-procurador geral Jarbas Soares circulou entre os presentes, alimentando especulações sobre sua possível entrada na política em 2026.
Rodrigo Pacheco
O presidente da CeasaMinas, Hideraldo Henrique, comentou sobre encontro previsto com o senador Rodrigo Pacheco (PSD), que não descarta candidatura ao governo estadual. Outros convidados aproveitaram para falar da provável ida de Pacheco para o governo Lula. Alguns apostaram sobre a pasta que ele irá ocupar. Um dos interlocutores disse já ter certeza de que o mineiro será ministro da Indústria.
Recheado
O evento contou com expressiva presença do bloco de oposição, e, ao todo, foram mais 30 deputados estaduais. O presidente da ALMG, Tadeu Leite (MDB), compareceu junto com o líder do governo, João Magalhães (MDB).
Outra festa
No mesmo horário e dia, o deputado estadual Gustavo Santana (PL) realizou outro evento, este para comemorar a posse como primeiro secretário da ALMG. A festa foi organizada em conjunto com o Consórcio de Municípios Mineiros (Conminas), no Chalezinho.
Rivais
O evento de Santana também contou com a presença de muitos deputados – a maioria do PL. Mais tarde, muitos não gostaram da chegada de parlamentares do bloco de oposição ao evento, vindos do encontro de Carol Caram.