O governo de Minas e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estão em negociações para firmar um acordo de cooperação técnica visando aprimorar as práticas de integridade, transparência e combate à corrupção no estado. A proposta foi apresentada pela OCDE durante o Fórum Global de Integridade e Anticorrupção 2025, realizado em Paris.
O controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, se reuniu com Frédéric Boehm, analista da Divisão de Integridade Pública da OCDE, para discutir os detalhes da parceria. O objetivo é alinhar a Política Mineira de Promoção da Integridade (PMPI) com as melhores práticas internacionais.
Fontenelle destacou que as diretrizes da OCDE sobre integridade pública são amplamente adotadas por governos e empresas em todo o mundo, incluindo Minas Gerais. “Com essa parceria, estaremos cada vez mais alinhados às normas internacionais, fator que irá contribuir para a maturidade dos nossos processos e para o avanço da integridade e da agenda anticorrupção no Estado”, afirmou.
A assinatura do acordo está prevista para maio, durante um evento do setor de controle em Minas.