PF deflagra operação contra candidato a vereador suspeito de ligações com o tráfico em Sabará

A operação ainda mira em crimes eleitorais. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta sexta-feira.
Foto: Arquivo (SECOMP)

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (4) a Operação “Sufrágio Limpo” nas cidades de Sabará e Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A ação, coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco-MG), tem como alvo principal Cleber Narciso Garcia, mais conhecido como Tebinha (Avante), candidato a vereador de Sabará, suspeito não apenas de crimes eleitorais, mas também de envolvimento com o tráfico de drogas.

Segundo informações divulgadas pela PF, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral da 241ª Zona Eleitoral de Sabará. As investigações focam em múltiplas frentes criminais:

  1. Omissão de informação ou inserção de falsa informação em documento público ou particular para fins eleitorais
  2. Inscrição fraudulenta de eleitores
  3. Possível conexão com o tráfico de drogas na região

As acusações, se comprovadas, podem resultar em penas severas para o investigado. Além das penalidades relacionadas aos crimes eleitorais, que podem chegar a 10 anos de reclusão e multa de até 30 dias, o envolvimento com o tráfico de drogas pode acarretar penas ainda mais rigorosas, dependendo da extensão e natureza do envolvimento.

Atuação da Ficco-MG

A operação “Sufrágio Limpo” é mais uma ação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Minas Gerais (Ficco-MG), que reúne diversas forças de segurança, incluindo as polícias Federal, Civil, Militar, Penal Federal e Estadual. A atuação conjunta dessas forças permite uma abordagem mais abrangente e eficaz no combate ao crime organizado e suas ramificações na política local.

Leia também:

Deputados vão votar projeto de refinanciamento das dívidas estaduais nesta terça-feira (10)

O Propag e a ‘batalha’ por fatias do orçamento de Minas para 2025

Após 5 meses, comissão aprova relatório crítico ao acordo da Vale em Brumadinho

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse