MP investiga se deputado mineiro usou verba da ALMG para ajudar campanha do filho

Promotores apuram se Bosco (Cidadania) usou verba indenizatória da Assembleia para financiar disputa em Araxá
Em nota, Bosco negou qualquer irregularidade com a verba da Assembleia. Foto: ALMG
Em nota, Bosco negou qualquer irregularidade com a verba da ALMG. Foto: ALMG

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) abriu uma investigação para apurar se o deputado estadual Bosco (Cidadania) utilizou recursos de verba indenizatória da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para financiar, de forma indevida, a campanha eleitoral de seu filho, João Bosco Júnior, a vice-prefeito de Araxá, no pleito municipal do ano passado. O inquérito foi instaurado na última sexta-feira (28).

Filiado ao PL, João Bosco Júnior foi eleito vice-prefeito na chapa de Robson Magela (Cidadania).

A verba indenizatória foi criada pela ALMG para cobrir despesas diárias vinculadas ao exercício do mandato parlamentar, como locação de veículos e serviços essenciais, e não pode, por lei, ser utilizada para outros fins. A suspeita é que essa verba teria custeado alguns dos gastos de campanha em Araxá.

Procurada, a assessoria do deputado estadual Bosco afirmou desconhecer a existência do inquérito e afirmou que até o momento o parlamentar não foi notificado formalmente sobre a investigação.

O deputado também classificou como “infundada” uma possível denúncia e levantou a hipótese de que ela seria consequência do ambiente eleitoral local.

Ainda segundo o posicionamento oficial, Bosco jamais utilizou recursos públicos para financiar campanhas eleitorais em Araxá ou em qualquer outra região de sua atuação parlamentar. Ele também disse estar à disposição da Justiça para prestar os esclarecimentos necessários.

Leia também:

Álvaro Damião toma posse como prefeito de Belo Horizonte

Eike Batista denuncia fraudes e acusa BTG Pactual de usar ‘fundo fantasma’ em processo da MMX

TCE determina que Fhemig se abstenha de assinar contrato de cessão do Amélia Lins

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse