MPMG define lista tríplice para novo procurador-geral; diferença foi de 1 voto

Nomes serão encaminhados a Romeu Zema, que baterá o martelo sobre novo procurador-geral de Justiça
Carlos André Mariani lidera lista tríplice. Foto: Divulgação/ALMG

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou nesta segunda-feira (18) a votação interna para formação da lista tríplice que será enviada ao governador Romeu Zema (Novo) para escolha do novo procurador-geral de Justiça.

O procurador Carlos André Mariani Bittencourt liderou a votação com 660 votos, seguido por Paulo de Tarso Morais Filho, com 659 votos, e Marcos Tofani Baer Bahia, que obteve 322 votos. A eleição registrou ainda 5 votos em branco e 4 nulos, com participação total de 1.096 eleitores.

Carlos André Mariani Bittencourt conta com o apoio do atual procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Jr. O segundo colocado, Paulo de Tarso Morais Filho, atuou como chefe de gabinete na gestão de Jarbas. Já Marcos Tofani Baer Bahia representa a ala de oposição à atual administração. Geraldo Flavio Vasques, que obteve 136 votos e não integrou a lista tríplice, representa um segmento independente da instituição.

Os três nomes mais votados serão encaminhados ao governador Romeu Zema, que terá a prerrogativa de escolher o próximo chefe do Ministério Público mineiro para o biênio 2025-2026. Caso a indicação do governador não aconteça em até 15 dias após o envio da relação, o mais votado assumirá a procuradoria-geral.

Leia também:

Deputado do PSOL pede vista para salvar projeto de câmeras policiais

A nova leva de sabatinas de indicados de Zema para o governo de Minas

Yes, temos bananas — e artesanato: queijo impulsiona outros setores econômicos na Serra da Canastra

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse